quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O que significa a palavra "Deus"?

Certamente não há "uma" resposta para esta pergunta. Principalmente porque não existe nenhum parâmetro ou sistema de sentido a partir do qual se possa respondê-la de forma consensual. Em cada um dos sistemas de sentido e em cada religião esta palavra diz coisas ligeira ou totalmente diferentes entre si.

Para os propósitos deste espaço, a tentativa de resposta à pergunta não passa de uma proposta de redefinição. O contexto desta tentativa é o "todo" do conhecimento, definido em outro texto.

Aqui, "Deus" é uma palavra que não faz referência a um deus específico, por exemplo, o Deus pessoal do cristianismo ou qualquer outra divindade ou força divina. Mesmo assim, ela não é uma palavra vazia. Ela identifica aquela coisa "comum" a todos os seres humanos na busca pelo sentido do todo. É aquela coisa superior última, ou o fundamento último sobre o qual decidimos apoiar o conhecimento e, por fim, a própria existência. Agora, se esta coisa pode ser algo (ou alguém) transcendente ou se ela é imanente, isto é decidido pelo sistema de sentido do indivíduo em uma comunidade.

Mas, aqui, a palavra "Deus" também não se restringe apenas aos deuses referidos no parágrafo anterior. Ou seja, também tem um Deus aquele indivíduo que por causa do seu sistema de sentido não pode aceitar deuses transcendentes, deuses pessoais ou amuletos etc. Para este (e sua comunidade) "Deus" é aquilo que é o fundamento para o seu sistema de sentido. Isto poderia ser, por exemplo, o método científico.

Portanto, Deus aqui não designa um Deus ou deuses, e sim, aquilo sobre o qual descansa a necessidade humana de apoiar o seu conhecimento e a sua vida, antes mesmo de nomeá-lo. Esta "necessidade" é decorrente do "incômodo" sentido pelo ser humano diante do desconhecido (leia: O sentido das coisas I) e da incapacidade humana de alcançar a verdade acerca das coisas de forma imediata e inequívoca, tanto pela religião como pela ciência.

A religião tem dificuldade de aceitar esta definição porque o seu Deus é um conteúdo específico que exige maior ou menor exclusividade. Na ciência esta dificuldade reside no fato de ela, normalmente, se perceber (e até exigir) como livre de interferências humanas. Obviamente isto é uma idealização da ciência.

Mas, em ambos os casos, é possível imaginar esta definição como possível se, por um instante, cada qual permitir uma pequena brecha para o outro no seu sistema de sentido. Esta brecha também é possível porque nenhum lado pode afirmar a verdade. E ela é necessária para possibilitar o diálogo frutífero (não um monólogo ou uma imposição) entre ciência, religião, arte, senso comum, etc. Cada qual permanece com o seu Deus e uma eventual mudança acontecerá pela aceitação de um outro sistema de sentido vivo, fruto de diálogo, na tentativa de alcançar desta forma um sistema de sentido mais abrangente.

Portanto, no sentido aqui proposto, todos nós temos em nossa vida real um Deus, dando-lhe este nome ou não.

Texto relacionado: O sentido das coisas II

10 comentários:

itamar dos s.silva disse...

Boa noite !
Bem a palavra DEUS tem significado sim, e um Ser de Grande Poderes e Divindades Ele tem um Nome.
Navegando na Bíblia Ságrada temos entendimento na qual o verbo se fez cârne bem como ele revelou seu nome.
Obrigado pela oportunidade.
Fica na Sta Paz!

Antonio disse...

oi! É dificil imaginar o imaginável, ver o invisível, tocar o intocável como por exemplo o ar, mas ninguem vive sem Ele. Ele é preexistente, invisível, intocável,imaginável, mas vemos seus efeitos tanto na existencia humana como nos fenômenos naturais. Deus é imaginavel, intocável, invisível e preexistente. Não consigo tocá-lo, vê-lo, nem se quer imaginá-lo, mas posso ver seus feitos poderosos no universo.
o ser humano ainda não conseguiu descobrir tudo do mundo visível, tocável, imaginável, como poderá descorir o invisivel, imaginavel, intocável? Só há uma maneira: pela fé! A fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que não seveem. Hb.11:1

Robert W. Beims disse...

Olá Itamar e Antonio,

Agradeço os comentários que vocês fizeram.

Nesse blog expresso meus pensamentos sobre questões relativas à religião, ciência e o conhecimento em suas relações enquanto produções humanas.

O ponto de vista, portanto, parte do ser humano mesmo, normalmente uma abordagem filosófica/racional com o objetivo de evidenciar o (na minha opinião) desnecessário conflito, normalmente mutuamente excludente entre, principalmente, religião e ciência.

Na presente postagem que vocês comentaram, disse que cada ser humano tem um "deus", independente do seu nome, pois a noção de Deus é necessária para uma vida com sentido. No caso de vocês, o "lugar" de "deus" é ocupado pelo Deus cristão (no meu caso também). Porém, é da natureza humana que esse lugar pode ser ocupado também por outros nomes, objetos e até pela ciência ou alguma ideologia. Essa constatação é fundamental para um diálogo inter-pessoal e inter-religioso respeitoso e frutífero.

É muito importante a observação do Antonio de que só por meio da fé que se pode alcançar a Deus. É importante perceber que a fé é necessária não só no cristianismo, mas para qualquer outra coisa que ocupe o lugar de Deus. Até mesmo a mais racional delas a ciência ou o método científico.

Em breve devo escrever algo mais sobre a necessidade da fé, de um lado, como elemento "agregador" de sentido e, de outro lado, como o elemento que exige humildade e diálogo entre os seres humanos.

Um abraço,
Robert

Roseli disse...

A PAZ AMADO,quando o ESPIRITO SANTO,TOCAR SUA VIDA VOCÊ SABERA QUE APENAS EXISTE UM UNICO DEUS,ESSE QUE DEU SEU UNICO FILHO JESUS CRISTO PARA NOS SALVAR.SEI QUE ELE TEM ALGO ESPECIAL PRA VOCÊ,ACREDITE E SÓ CHAMAR E ELE VEM,ENTÃO FCHE SEUS OLHOS E CLAME POR ELE E SENTIRA SUA PRESENÇA,ELE FARA TUDO POR VOCÊ.FIQUE COM ESSE DEUS:ROSELI

Ezequiel disse...

Isaías 12;2,Eis que Deus é minha salvação,confiarei e não ficarei apavorado,porque Jah Jeová é minha força e ele veio a ser minha salvação.Jesus é o caminho e seu pai é o salvador.Mateus 10;32,Todo aquele,pois,que confessar perante os homens estar em união comigo,eu também confessarei perante meu pai ,que está nos céus,estar em união com ele. Bom dia a todos.

Ezequiel disse...

Deus tem nome,em salmos 8;1 mostra qual é este nome vamos ver? ó Jeová,nosso senhor,quão majestoso é o teu nome em toda a terra,tu,cuja dignidade é narrada acima dos céus.Bom dia a todos.

jose carlos Aparecido disse...

Li num dicionario e la vi que a palavra Deus quer dizer em hebraico aramaico antigo , Deus : dono, criador de tudo,de todos...o qu e e que esta acima de tudo e de todos,criadorda vida e da morte...aquele que era,que e,que sera..,sem comeco nem fim...,eterno,infinito;grande ,invisivel,imortal,misericordioso,generoso,...pai eterno...,indescritivel,onisciente,onipresente,onipotente;Deus dos deuses;Senhor dos senhores ,Deus dos deuses...Divino,Maravilhoso,Dono da vida e da morte...Conhecimento infinito...sic,digno de desmedido louvor e respeito...

jose carlos Aparecido disse...

Opiniao minha:dentre todos que estudam e preg a palavra de Deus sao as testemunhas de Jeova . Eu vejo ate que a maneira que eles o fazem e como os discipulos de Jesus Cristo que ensinava de casa em casa e nas ruas e prcas publicas,alem de visitar e ensinar em sinagogas...,e ainda ha relatos de que jesus nao deixou nada escrito:pregava e ensinava como orador ,atraves de palavras,falando diretamente aos ouvintes,e as vezes transeuntes...,(sic)...a.biblia,linguagem de Deus ou de homem.Nao me lembro bem mas e um titulo,ou subtitulo de um livro ou materia que li neste livro ...

alceriooo disse...

realmente existe muitos deuses em toda a terra mas salmos 83:18 dis que as pessoas devem saber que somente JEOVÁ é o altissimo sobre toda a terra.

Anônimo disse...

Olha não quero criar uma contenda entre os irmãos, mais fiz um grande estudo da palavra "Deus" e sinceramente não achei nenhum significado próprio da palavra. Também olhei no dicionario e não encontrei uma resposta a palavra Deus, e creio eu que os irmãos estão confundindo o estudo em crer em Deus e seu nome, pelo que sei Deus não tem um nome especifico dele mesmo, e até esse nome que dizem ser de Deus chamado Jéova, esta perdido na historia e que nem os pesquisadores tem em seus estudos esse nome como definitivo.
A palavra que traz o significado do termo "Deus" não existe. Então o termo "Deus" pode ser para nós tudo e nada ao mesmo tempo, podemos colocar "Deus" sendo meu carro por exemplo, tambem posso colocar "Deus" como uma estrela, enfim nós seres humanos temos a necessidade de acreditar em algo, sendo ela boa ou não, e no que acreditamos colocaremos a palavra "Deus" sendo nosso Deus, eterno e definitivo!

Ass: Jonathas J. Vieira
Membro de: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias.

Amém para todos os Irmãos!